Descubra dicas para controlar a pele oleosa | CeraVe
SPF
/sitecore/media library/Project/Loreal/Brand Sites/CeraVe/Americas/BR/SCX/Blog Images/New nov/New folder/cerave-importancia de proteo solar-mobile

Visão Geral

Cuidar da pele oleosa começa entendendo o que dá à sua pele aquele brilho oleoso e brilhante em primeiro lugar. A pele oleosa pode ser causada por uma série de fatores, incluindo genética, clima, estresse e hormônios. Lavar com um produto de limpeza facial muito agressivo também pode irritar a pele e potencialmente desencadear o aumento da produção de óleo, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia.1


Independentemente do motivo pelo qual seu rosto é oleoso, uma rotina de skincare projetada especificamente para pele oleosa é fundamental. Continue lendo para descobrir algumas das principais causas da pele oleosa e como os produtos CeraVe leves e desenvolvidos por dermatologistas para pele oleosa podem ajudar a minimizar a aparência brilhante da pele.

Dicas Para Criar Uma Rotina Para Pele Oleosa

  • Procure um produto de limpeza facial suave que seja formulado para limpar completamente, sem prejudicar a barreira protetora da pele.
  • Se sua pele oleosa for propensa a acne, considere um produto de limpeza facial com peróxido de benzoíla ou ácido salicílico para limpar visivelmente as erupções e ajudar a prevenir novas.
  • Escolha hidratantes não comedogênicos que não obstruam os poros - incluindo uma fórmula diurna com protetor solar de amplo espectro e uma fórmula noturna leve.
  • A limpeza ou esfoliação excessiva pode prejudicar a barreira cutânea e irritar a pele. Isso, por sua vez, pode desencadear um aumento na produção de sebo e causar pele oleosa.
  • Procure produtos para a pele formulados com ingredientes como niacinamida, que ajuda a acalmar a pele, ou ceramidas, que são encontradas naturalmente na barreira protetora da pele.

O Que É Uma Pele Oleosa

Seu tipo de pele é determinado pela quantidade de sebo que sua pele produz. A pele oleosa produz um excesso de óleos naturais - especialmente ao redor da zona T (testa, nariz e queixo). Esse tipo é caracterizado por brilho, poros dilatados e cravos pretos, e é mais propenso a acne. No lado positivo, porém, aqueles com uma abundância de óleos naturais na pele podem ter menos rugas e linhas finas, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD).1


Como Saber Se Tenho Pele Oleosa

Se você frequentemente sente que tem o que pode ser descrito como um rosto oleoso ou uma pele oleosa, há uma boa chance de você ter pele oleosa. No entanto, se não tiver certeza, você pode usar papéis absorventes para testá-la. Para fazer isso, aplique um lenço absorvente em cada uma das suas bochechas, outro na testa e outro no nariz - depois, segure-os contra a luz. Se todos os três lenços estiverem saturados de óleo, é razoável acreditar que você tem pele oleosa. (Observação: a pele normal mostrará apenas manchas leves de óleo em todas as áreas do rosto, enquanto a pele oleosa mostrará uma abundância de óleo em todas as áreas).


Se notar oleosidade ao redor da sua zona T (testa, nariz e queixo), mas ressecamento em outras áreas (como suas bochechas), você pode ter pele mista.


Por que O Meu Rosto é Tão Oleoso?

Então, o que causa a pele oleosa, exatamente? Na verdade, existem muitos fatores que podem afetar o sebo da sua pele. Aqui estão algumas das causas mais comuns de pele oleosa para manter em mente.

Genética

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), a genética pode fazer com que suas glândulas sebáceas produzam sebo em excesso, causando pele oleosa.2 Em outras palavras, se seus familiares têm pele oleosa, pode haver uma chance maior de você também ter.


Lavar o rosto em excesso ou usar o produto de limpeza facial errado

É um equívoco comum que pessoas com pele oleosa precisem de produtos mais fortes para "secar" a pele. Na realidade, lavar o rosto com muita frequência ou com o produto de limpeza facial errado pode retirar os óleos naturais da pele - desencadeando um aumento na produção de óleo - e também pode danificar sua barreira protetora.


Saiba mais sobre os erros mais comuns ao lavar o rosto no nosso artigo "6 Erros Comuns ao Lavar o Rosto e Como Superá-los".


A quantidade de óleo que sua pele produz normalmente varia ao longo da vida. A produção de sebo aumenta durante a puberdade e diminui drasticamente após a menopausa para as mulheres e após os 60 anos para os homens. De acordo com vários estudos, a pele oleosa foi relatada em aproximadamente 66-75% dos participantes com idades entre 15 e 20 anos, tornando esse problema de pele mais comum no início da idade adulta.3


Hormônios

Os níveis hormonais também podem influenciar a oleosidade da pele. Por exemplo, de acordo com pesquisas, níveis mais altos de testosterona podem fazer com que a pele dos homens tenha mais sebo do que a pele das mulheres.2 E, como mencionado acima, a produção de óleo muda durante as fases da vida com mudanças hormonais naturais, como puberdade e menopausa. As mulheres também podem sentir um aumento na produção de sebo durante a ovulação.4,5


Não usar hidratante facial

O tipo de pele oleosa naturalmente produz mais sebo do que outros tipos, mas isso não significa que ela precise de menos hidratação. Na verdade, quando sua pele não está devidamente hidratada, ela pode naturalmente compensar produzindo ainda mais sebo.

5 dicas para uma rotina de cuidados com a pele oleosa

O cuidado adequado da pele oleosa é a chave para mantê-la com uma sensação de frescor e uma aparência saudável, minimizando o aparecimento de brilho indesejado. O objetivo é oferecer benefícios de equilíbrio à sua pele, para que ela mantenha sua hidratação natural sem oleosidade excessiva. Embora não exista uma abordagem única para controlar a pele oleosa, as dicas de rotina para pele oleosa abaixo são um ótimo ponto de partida. Aqui estão nossas principais dicas para construir um regime de cuidados com a pele oleosa.


1. Escolha produtos formulados para pele oleosa

Recomendamos escolher produtos de cuidados com a pele formulados especificamente para pele oleosa. Evite fórmulas à base de óleo ou álcool e opte por produtos suaves formulados com dermatologistas. Eles devem ser rotulados como "não comedogênicos", o que significa que não obstruirão os poros nem contribuirão para o aparecimento de acne. Também recomendamos optar por produtos leves, sem fragrância e que incluam ingredientes suaves que não perturbem a barreira de umidade da sua pele.


2. Comece sua rotina com um produto de limpeza facial suave

Sua rotina de cuidados com a pele oleosa deve começar com um produto de limpeza facial suave e não comedogênico, que não obstrua os poros nem remova a oleosidade natural da pele. Para pele oleosa, a Academia Americana de Dermatologia (AAD) recomenda a limpeza duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, por exemplo, com um gel ou loçao facial suave em espuma.1 Você pode experimentar o CeraVe Gel de Limpeza, nosso gel que não resseca e limpa profundamente, remove o excesso de oleosidade e refresca a pele sem agredir a barreira natural de hidratação. Se sua pele oleosa também é propensa a erupções, escolher um produto de limpeza facial com peróxido de benzoíla ou ácido salicílico pode eliminar a acne e ajudar a prevenir o aparecimento de novas espinhas.


3.Use um hidratante facial não comedogênico

Uma boa rotina de cuidados com a pele oleosa deve incluir um hidratante facial para ajudar a manter a pele devidamente hidratada. Procure opções diurnas com protetor solar de amplo espectro, como a CeraVe Loção Facial Hidratante FPS50, para ajudar a proteger a pele dos raios nocivos do sol, bem como um hidratante facial leve que pode ajudar a fornecer hidratação enquanto durante todo o dia.


Um hidratante facial como a CeraVe Loção Facial Hidratante é não comedogênico e inclui ácido hialurônico, além de três ceramidas essenciais. Além disso, é formulado com a tecnologia MVE - um sistema de entrega que libera ingredientes hidratantes continuamente.


Aposte, também, em hidratantes faciais específicos para pele oleosa e com toque seco. O hidratante facial Loção Facial Oil Control de CeraVe é não comedogênico, possui 3 ceramidas essenciais e Tecnologia de Controle de Oleosidade. Ele hidrata, ajuda a absorver o excesso de oleosidade e a restaurar a barreira protetora da pele.


4. Remova a maquiagem antes de dormir

Sempre remova a maquiagem antes de dormir. Isso é especialmente importante para quem tem pele oleosa propensa a erupções. Procure demaquilantes hidratantes e sem álcool que removam com suavidade e eficácia os vestígios de sujeira, oleosidade e maquiagem do rosto. Sempre remova a maquiagem com cuidado e evite esfregar ou puxar a pele, pois isso pode causar irritação.


5. Evite tocar o rosto

Se você tem pele oleosa, é melhor não a tocar desnecessariamente ao longo do dia. Pode ser tentador limpar o excesso de oleosidade do rosto, mas isso pode espalhar bactérias e outros detritos que entopem os poros das suas mãos para o seu rosto. Sempre lave as mãos antes de tocar no rosto ou carregue lenços faciais portáteis com você como uma opção útil de limpeza para qualquer lugar.